terça-feira, 20 de outubro de 2015

Atualizando sobre a queda de cabelo pós-gravidez.

Aqui estou eu, plugada no meu boné de LED. Então resolvi contar pra vocês como foram estes 9 meses após o nascimento da AL.

Quem leu meu post aqui, lembra que contei que minha queda de cabelo começou ainda na maternidade, após o parto. Logo 2 meses depois eu já estava no consultório procurando alternativas para minimizar a queda. Como disse, saí de lá com um combo:

1) de tomar: manter o Pantogar, que já estava tomando desde que minha filha nasceu, incluindo o Eximia Fortalize;
2) de passar: shampoo antiqueda Anaphase e loção antichute da La Roche;
3) tratamento não invasivo: laser semanal com vitaminas e com minoxidil após a amamentação;
4) tratamento invasivo de mesoterapia (injeções locais com vitaminas e com minoxidil após a amamentação).

Comecei com os itens 1, 2 e 3 sem minoxidil. Passados 2 meses, a situação piorou e realmente achei que fosse ficar careca. Sem exageros. Caíam cerca de 400 fios por dia, quando o normal é entre 80 a 120, mais ou menos. Dava para fazer bolinhas de ping-pong a cada banho, a cada secagem. Um verdadeiro pesadelo. E o volume só diminuindo.

O ápice foi com 6 meses. Voltei para mais uma consulta, e a médica me passou dois novos itens novo:

5) boné de LED para fazer todos os dias, por 12 minutos. Comprei o que a dermato mesma me indicou, o Capellux, e uso religiosamente desde então;
6) Ferro e vitamina D, por 2 meses.



A literatura médica costuma apontar o sexto mês como ápice e que o eflúvio telógeno pós parto como podendo durar até um ano.

Acabei cortando o cabelo aos poucos... Primeiro abaixo do ombro, depois no ombro e por fim quase chanel... Eu estou no 9o mês, e agora as coisas parecem melhorar. Tirei foto da quantidade de cabelo novo que saiu (sério, estou parecendo o chitãozinho e/ou xororó, e espero que meu cabelo cresça logo):


Não, isto não é franja...

Entre o 6o e 7o mês troquei o Pantogar e o Eximia pelo Vitalfan - Queda Hormonal, que já havia contado aqui. Na mesma época ataquei com o boné de LED. Parei com a loção, que deixava meu cabelo muito ressecado, e não comecei nada com minoxidil e não cheguei a fazer mesoterapia. E melhorou tudo. A queda agora ainda existe, mas numa dimensão bem menor. 

Como a troca das vitaminas e o uso do LED começaram na fase que dizem que o organismo começa a recuperar os níveis hormonais, não sei dizer com absoluta certeza se foi isso que me ajudou ou não, mas tenho para mim que sim, o LED e a vitamina me ajudaram muito.

Daqui 6 meses volto e conto se esses cabelos espetadinhos começarão a realmente crescer, se vou recuperar o volume e qual a minha reação ao tratamento quando parar de amamentar (algumas amigas estão relatando o uso de latanoprosta para o crescimento dos fios - sabem aquela substância que fazia os cílios crescer? - associada ao minoxidil).

PS: Gente, esse foi o tratamento que o meu dermato me passou, mas cada médico tem uma conduta e cada caso é um caso.

E aí, alguém já testou esses tratamentos?

11 comentários:

  1. Amiga querida eu tenho o mesmíssimo problema e já assumi a careca. É triste mas eu me dei conta que o stress por estar perdendo o cabelo parece aumentar a perda. Sabe que sem o stress o cabelo está caindo menos? Também virei vegetariana. Será que é isso também? Hummm, veremos... Boa sorte aí, adorei esse boné. Você é linda sempre, com cabelo, sem cabelo. Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza, Tati! Mas cabelo é uma parte que afeta muito a gente, né? Como diz minha avó, é a moldura do rosto. Estou me sentindo meio anos 80…rs

      Excluir
  2. Me sinto privielegiada, nao tive probema de queda, mas Deus sabe o que faz, pq se eu perdesse 400 fios por dia em 1 semana estaria careca kkkk Mas e sempre bom ver que ha solucao... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, vc foi então abençoada. Eu já tenho pouco cabelo por genética e os 400inhos fizeram e fazem falta, viu…rs

      Excluir
  3. Queda de cabelo pode ser um problema... Eu já tive por stress e foi dureza! Ufa, já passou... ou melhor: está passando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nada é milagroso. Mas a pílula da Rene Furterer que vende aí na europa foi a que me dei melhor. ;P

      Excluir
  4. As vezes tenho impressão de que não fui uma grávida de verdade. kkkk
    Não tive nada nem durante, nem depois. Talvez por isso eu tenha medo de partir pro segundo filho. rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda gravidez pode ser bem diferente da primeira, viu. No primeiro filho tive queda acentuada, mas após os 6 meses até 1,5 ano dele… E passei mal desde os 3 meses até o dia da maternidade. Da segunda, passei mal até só até o quarto mês, tive muita azia e refluxo, e o cabelo começou a cair logo na maternidade… Então descobri que é verdade, cada gravidez pode ser de um jeito!

      Excluir
  5. No meu 1o filho não tive problemas com queda de cabelo, mas agora 7 meses depois do nascimento da pequerrucha é cabelo por todo o canto da casa !!!
    Hoje tenho médico para vermos os resultados dos exames de sangue e tomar uma atitude ....
    Aqui eles são super passivos, então se ele não me recomendar nada - apenas paciência para esperar passar a fase - acho que vou investir no boné de led!
    Beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, mas aqui muitos médicos são dessa opinião: é hormonal, não tem o que fazer. Gastei os tubos no tratamento a laser e não vi efeito para cessar a queda (talvez tenha feito na quantidade de cabelo novo). A pílula da Rene Furterer tb me ajudou muito (e vende aí, sempre volto da Europa com pacotes dela) e falam da Phytophanere, tb francesa. Ah, e tem o boné na versão combo (laser + LED) que chama Igrow.

      Excluir
  6. Queda de cabelo é assustador! Passei por um susto, mas não pós -gravidez, e sim porque tenho hipotireoidismo. Meu cabelo tem ficado cada vez mais ralo e estava caindo muuito. No meu caso, foi só ajustar a dose do hormônio tireoidiano e parou de cair absurdamente. Também tenho fios espetados, mas fico feliz de ver meus cabelos crescendo de novo! Fico feliz que esteja tendo bons resultados. Cabelo mexe com a gente mesmo! Beijos

    ResponderExcluir